Artesã de Roraima transforma latinhas de refrigerante em decoração

Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado neste dia 5 de junho. Miniaturas fazem referência a utensílios de cozinha verdadeiros.

Miniaturas de lata fazem referência a panelas de verdade (Foto: Neidiana Oliveira / G1)Miniaturas de lata são parecidas com as panelas de verdade (Foto: Neidiana Oliveira / G1)

5 de junho é  o Dia Mundial do Meio Ambiente e uma atitude singular que mistura lixo e arte faz a diferença na preservação da natureza em Roraima. Há oito anos uma artesã transforma em arte o que possivelmente seria jogado no lixo.

Ivanilda Correa confecciona panelinhas de decoração com latas de refrigerante. Uma iniciativa que ajuda na preservação do meio ambiente, já que retira da natureza um dos materiais que mais demora para se decompor, o alumínio.

Ivanilda confecciona as panelinhas há oito anos e garante uma renda a mais para sua família (Foto: Neidiana Oliveira / G1)
Ivanilda confecciona as panelinhas há oito anos e
garante uma renda a mais para sua família
(Foto: Neidiana Oliveira / G1)

Um trabalho artístico inspirado no dia a dia da dona de casa, que reproduz a imagem perfeita de um dos utensílios mais utilizados na cozinha. Segundo a artesã, foi por meio de um presente que começou a criar e fazer os artesanatos de lata, uma atitude ecologicamente correta que deu certo e que garante uma renda a mais no final do mês.

"Eu ganhei uma panelinha de pressão feita de lata e com este modelo comecei a fazer outros e inovar na criação. Hoje podemos formar um conjunto com 18 peças. Dentre elas estão: caçarola, cuscuzeira, panela de pressão, frigideira, pipoqueira, caldeirão, bule, papeiro, leiteira, conjunto de mantimentos de cinco peças, panela de arroz e outras", contou.

A arte em lata é um benefício ao meio ambiente, que tira da natureza uma parte do lixo produzido pelo homem e acaba por contribuir com a redução da poluição ambiental.

A artesã molda as latinhas de refrigerante e as transforma em panelas (Foto: Neidiana Oliveira / G1)
A artesã molda as latinhas de refrigerante e as
transforma em panelas (Foto: Neidiana Oliveira/G1)

"Eu retiro as latinhas de refrigerante do meio ambiente e as transformo em artesanato. Muitas pessoas me parabenizam por este trabalho, principalmente por ser uma forma sustentável de decoração".

Ivanilda, que também faz os serviços domésticos em sua casa, tira parte do seu tempo para  confeccionar as miniaturas, um trabalho que demanda criatividade, paciência e tempo.

"Crio o objeto de acordo com o pedido do cliente ou da minha imaginação, faço a pintura da lata, desenho as flores, coloco para secar e, por último, faço os cabos das panelinhas e finalizo o acabamento", detalhou a artesã.

*Fonte: G1

Matérias que podem te interessar:

Monteiro Aranha de volta às origens
Risco marca aquisições em áreas em recuperação
Investir em galpões está interessante
12 truques para que o espaço renda em apartamentos pequenos
Os bairros do Rio com mais imóveis lançados em 2013

Publicidade

Você deve estar logado para publicar um comentário Login



Parceiros

Faça parte desse sucesso

Mídia